Vale a leitura!

A Casa das Sete Mulheres

A Casa das Sete Mulheres é um romance histórico da escritora gaúcha Letícia Wierchowski publicado no ano de 2002 pela Editora Record, e reeditada em uma nova edição pela Bertrand Brasil em 2017. A Casa das Sete Mulheres é o primeiro volume da trilogia Farroupilha: A casa das Sete Mulheres, Um farol no Pampa e Travessia.

O líder desse movimento: General Bento Gonçalves da Silva isolou todas as mulheres de sua família e uma estância afastada das áreas de conflito.
As mulheres adoecem de solidão…
As mulheres rezam…
As mulheres esperam.
Cada uma delas tem suas dúvidas receios e medos.

Manuela É a mais recatada das mulheres. Vive dentro de sua imaginação, chegando a prever o futuro através dos sonhos. Está prometida ao médico Joaquim, um gaúcho que toda família aprova. Mas seu coração será balançado pelo italiano Giuseppe Garibaldi a imagem da aventura.

Rosário é individualista moça da cidade e não demonstra amor pela terra dos pampas. Se apaixona por um soldado do império brasileiro que lutou e foi ferido pelos guerrilheiros dos soldados de Bento Gonçalves. Quem seria Steban? Pois ele aparece apenas no finais de todas as tarde no escritório para encontrar com Rosário. As primas e tias já se preocupam pois a moça que vivia na cidade hoje agora vive reclusa no escritório, sempre muito bem vestida. Será este o soltado um homem de carne osso ou uma alma penada, ninguém ainda sabe. Mariana irmã de Rosário e Manuela é a mais arteira e sensual entre todas elas constantemente se apaixona por um ou por outro.

Mas aparece na estância um jovem índio bonito, forte e sensual de nome João. Bom domador e violeiro de fácil, Mariana se encanta. Naquela época seria possível um encontro de amor entre esses dois personagens, será a sensualidade desses dois contida?

Perpétua filha de Caetano e Bento é a boa moça, delicada, carinhosa e prestativa, porém aparece na estância José de Oliveira casado com Teresa mulher muito adoentada e os dois se apaixonam, seria ela capaz de trair amiga doente e se entregar ao amor de José de Oliveira?

Antônia irmã de Bento Gonçalves a mais velha de todas assumi a responsabilidade por tudo, administrando não só as fazendas, mas consolando e assumindo as dores de todas as moças e das senhoras da estância. Ana também irmã de Bento Gonçalves é proprietária da estância onde as mulheres se refugiam. Forte e esposa de Tenente Paulo que se fere em uma das batalhas, traz a alegria através das músicas.


É um livro forte, triste e belo por sua graça e tragédia. É um livro brasileiro, que conta parte da nossa história e que nos deixa totalmente absorta durante a leitura. A guerra é narrada em sua mais perfeita veracidade.
A casa das sete Mulheres é uma história sobre a violência da guerra e sua influência maléfica sobre o destino de homens e de mulheres.

Maria Manuela, mãe Rosário, Mariana e Manuela não tem as qualidades das outras senhoras, exigente amargurada, triste sempre agressiva, sente-se fracassada como mulher e como mãe e por último a nossa Caetana esposa de Bento Gonçalves a mais linda entre todas as mulheres da estância, completamente apaixonada pelo marido dedica-se aos filhos é feliz e realizada apesar das dores e da saudade que sente do marido . Casou-se com o homem que escolhera e deixa bem claro que o amor pode resistir a todos infortúnios e ser ainda mais forte. Todas essas mulheres vivem intensamente estes 10 anos.

Quer saber o que ocorre em seus corações e em suas vidas?

Segredinhos do autor
Leticia Wierzchowski é uma escritora gaúcha, nascida em Porto Alegre, autora de diversas obras em prosa. A maioria de seus romances destaca o Rio Grande do Sul como cenário para a narrativa ficcional. A casa das sete mulheres é seu romance mais conhecido, principalmente depois de ter sido adaptado como minissérie para a televisão. A obra mescla realidade e fantasia para narrar a história da Revolução Farroupilha (1835-1845), apresentando aspectos regionais, culturais e sociais da época abordada. Na narrativa viabiliza tanto uma análise da linguagem quanto do universo sociocultural dos habitantes sul-rio-grandenses.

Segredinho do livro

Encontramos também nas quinhentos e nove páginas, um trabalho detalhado e verídico sobre a revolução farroupilha que assolou e sangrou o solo dos pampas, abrilhantando com os sonhos e ficções que a gaúcha Leticia expõe a nos elevar e nos fazer sentirmos presentes no ambiente. Conhecemos através desses belos e bem construídos personagens toda dor e a desgraça que somente a guerra é capaz de causar. Amigos, entes queridos, pessoas são perdidos ao longo do romance em nome de uma causa que sequer conheceu um vencedor.

A obra escrita por Leticia Wierzchowski foi transformada em uma minissérie de cinquenta e um capítulos pela emissora de TV Rede Globo e foi transmitida no ano de 2003. Ficou cerca de três meses no ar e atualmente é possível encontrar em DVD com a minissérie completa, lançado pela emissora.

Letícia Wierzchowski

Sobre a Autora
Leticia Wierzchowski (Porto Alegre, 1972) lançou seu primeiro romance aos 25 anos e, desde então, não parou mais de escrever. É uma das mais talentosas e produtivas escritoras da literatura brasileira contemporânea.
Romances
Eu@teamo.com.br– 1999, LP&M
O Anjo e o Resto de Nós– 1998, 2001, Record
O Pintor que Escrevia– 2003, Record
Uma Ponte para Terebin– 2005, Record
De um grande amor e de uma perdição maior ainda– 2007, Record
A Casa das Sete Mulheres, edição de bolso– 2008, BestBolso
Prata do Tempo– 1999, 2008, Record
Os Aparados– 2009, Record
Os Getka – 2010, Record
Neptuno – 2012, Record
Sal – 2013, Intrínseca
Navegue a Lágrima – 2015, Intrínseca
O primeiro e o último verão– 2016, Globo
A Casa das Sete Mulheres– 2002, 2017, Bertrand Brasil
Um Farol no Pampa– 2004, 2017, Bertrand Brasil
Travessia:–2017,Bertrand
CristalPolonês–2003,
O menino que comeu uma biblioteca– 2018, Bertrand

Maria Palmira Minholi Dias

View Comments

  • Este livro é um dos referencias de leituras brasileira.
    Leticia Wierzchowski é na atual geração uma das melhores escritoras do Brasil. Vale a pena ler seus livros.
    Se você já leu outros livros de Leticia, mande -nos sua resenha o síntese, mande para nós e publicaremos seus comentários, dando lhe seus devidos créditos.

Share
Published by
Maria Palmira Minholi Dias

Recent Posts

Tempo de partir

Jenna, que é uma menina muito diferente da maioria das adolescentes de sua idade, tem…

2 anos ago

Quando penso em você

Quando penso em você…Não sei bem explicar a enxurrada de emoções que enchem meu ser.Sinto…

2 anos ago

Eleanor Oliphant está muito bem

Eleanor é uma jovem prestes a completar 30 anos, trabalha em uma empresa de design…

2 anos ago

Debutante

Parabéns, menina,Pelos teus quinze anos!Sem dúvidas ou enganos:Atingiste a mocidade,A chamada flor da idade:Que tanto…

2 anos ago

Malala a menina que queria ir para a escola

Conheça a história da menina que não desistiu do seu sonho de estudar. Em uma…

2 anos ago

Judite no país do futuro

O romance acompanha a trajetória de Judite, que emigra da Palestina para o Brasil após…

2 anos ago

This website uses cookies.