O Propósito de Piegas é o primeiro livro publicado por Adenilson Almeida de Souza, desenvolvido durante o período em que permaneceu recluso no Centro de Ressocialização de Araçatuba.
Através do presente trabalho, o autor conseguiu extrapolar sua privação física, direcionando sua imensurável criatividade para terras longínquas, localizadas geograficamente no sertão nordestino.
O enredo é cativante e as passagens são ricas em detalhes. As incertezas e virtudes humanas apresentadas nos fazem imergir na narrativa. Mal podemos esperar para virar a próxima página e ler o que está por vir. O próprio Piegas e sua fiel companheira Liana vão se materializando nitidamente em nosso subconsciente, à medida que compartilham uma peregrinação tipicamente brasileira, movida por sentimentos nobres, como o amor e a cumplicidade.
Por meio da simplicidade e, ao mesmo tempo, com muito simbolismo, o autor consegue traduzir o que é a fé humana além das religiões e filosofias de vida. Todas as revelações são gradativas e extraordinariamente surpreendentes, inclusive para o casal de personagens.
Os textos em sua maioria possuem o cariz literário, tem como forte teor o “contar regionalista”; o autor utiliza-se de linguagem Informal para exemplificar o matuto, os de poucas letras- os falantes da realidade do interior do Brasil.
Em muitos textos é possível imaginar tácitos personagens de Manuel Antônio de Almeida, Aluísio de Azevedo e tantos outros que possuíam em suas letras o poder do contar através das falas de tantos homens e mulheres comuns, marginalizados e ignorados por tantos.
Partindo de um estudo do seu caráter popular e social, o autor observou e contou-nos a dramática realidade da população menos abastada e das possíveis problemáticas vividas por eles, reconhecendo-se, dessa forma, como porta-voz de seu povo. A sua escrita é marcada por um claro eixo antagônico, no qual a temática social e popular se configura segundo oposições de classes.
Venha contemplar este enigmático propósito após a “promessa em cruz”, que permeia os revezes da vida. Decerto, a presente obra ainda possui traços dos clássicos do célebre contador de estórias Ariano Suassuna e, por este mesmo motivo, já garantiria o divertimento dos leitores.
SOBRE A OBRA
título: O propósito de Piegas
autor: Adenilson Almeida de Souza
editora: independente
páginas: 204
ano de lançamento: 2021
No mês de novembro/2024, o 2º Café Literário realizado na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo…
Regis Adriano, com uma força e um sonho no coração, compartilha sua trajetória em uma…
Em Poesia e Transformação Social, Wagner Luiz da Silva, um querido professor de História, nos…
Em Helena, Eliane Brito apresenta uma história profunda e comovente sobre os demônios internos que…
Minhas Composições, de Romualdo Dias, é um tributo às duas artes mais fascinantes da humanidade:…
As Flores é uma obra que transborda emoção e criatividade, escrita por Beatriz Fachinetti Ito,…
This website uses cookies.