fbpx

Dois Irmãos

Uma obra sem excessos, mas repleto de sutilezas, levando-nos a temas universais como a desavenças entre irmãos gêmeos já contidos nos textos bíblicos como, Esaú e Jacó e o livro adaptado por Machado de Assis, de mesmo nome.
O que Milton Hatoum trás de diferente, no entanto, é que aqui não há o gêmeo bom versus o gêmeo mal, um e outro comentem truculências.
O texto trabalha com recuo de lembranças e presente, revelando e encadeando problemas possíveis ou não de soluções, com uma pitada de sensualismo, enigmas e subjetividades.
Dois Irmãos, vencedor do prêmio Jabuti no ano de 2001 e traduzido para oito idiomas. E adaptado em série pela TV Globo, além de ganhar o prêmio Jabuti em 2001, e adaptado para o teatro, quadrinhos e televisão.

SOBRE O AUTOR:
Milton Hatoum: Filho de imigrantes libaneses, Milton Hatoum nasceu em Manaus, Amazonas, em 19 de agosto de 1952. Na década de 1970, viveu em São Paulo, onde cursou arquitetura na Universidade de São Paulo (USP). Em seguida, direcionou-se para os estudos literários. Nos anos 1980, depois de morar na Espanha, foi para a França e fez pós-graduação na Universidade de Paris III. De volta a Manaus, lecionou língua e literatura francesas na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Foi também professor-visitante da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos

SEGREDINHOS DA OBRA:
Foi traduzida para o Inglês

Set in the great Brazilian port of Manaus during the golden decades of the Rubber Boom in the late nineteenth and early twentieth centuries, this is the story of identical twin brothers who battle for the love of their mother. It is also a portrait of a city built over the confluence of two great rivers in the middle of the Amazon rainforest.
Situada no grande porto brasileiro de Manaus durante as décadas de ouro do Boom da Borracha no final do século XIX e início do século XX, esta é a história de irmãos gêmeos idênticos que lutam pelo amor de sua mãe. É também um retrato de uma cidade construída sobre a confluência de dois grandes rios no meio da floresta amazônica.

CITAÇÕES FAVORITAS:
“Naquela época, tentei, em vão, escrever outras linhas. Mas as palavras parecem esperar a morte e o esquecimento; permanecem soterradas, petrificadas, em estado latente, para depois, em lenta combustão, acenderem em nós o desejo de contar passagens que o tempo dissipou. E o tempo, que nos faz esquecer, também é cúmplice delas. Só o tempo transforma nossos sentimentos em palavras mais verdadeiras.”

SOBRE A OBRA:
título: Dois Irmãos
autor: Milton Hatoum
editora: Companhia das Letras
páginas: 270
ano de lançamento: 2000 – Primeira Edição

Blog Comments

Assisti primeiro a serie, fiquei impressionada, e procurei o livro.
Foi uma grande explosão de emoções mesmo já conhecendo a história.
O livro é de uma força indiscritível!

irmaos e ainda gemeos nao significa amor total.

Leave a Comment