fbpx

Torto Arado

No interior do sertão brasileiro quando duas irmãs, ainda crianças, acham uma misteriosa faca de sua avó Donana, a qual encontrava-se escondida e enrolada em um pano dentro de uma velha mala debaixo da cama. Envolta no mistério, as duas colocam a faca na boca e uma delas perde a língua. E assim começa a história de Bibiana e Belonísia. O que impressiona é que uma das meninas perde a língua, mas nó os leitores levaremos muito tempo para desvendar qual delas se machucou.
Dentro de um contexto regionalista, entre crenças, lendas escravidão o autor nos leva por diversos caminhos.
Com este brilhante livro conhecemos um pouquinho do sertão brasileiros, em um texto muito bem construído, certamente uma obra com diferencial criativo.

Segredinho do livro: O que significa Torto Arado?
Ele se referia a pessoas que, não importa o que aconteça, arrumam um jeito de ficar de biquinho e nhenhenhém.

O autor
Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador, em 1979. É geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA, e autor de DIAS e A ORAÇÃO DO CARRASCO.

Trecho do livro:

Quando retirei a faca da mala de roupas, embrulhada em um pedaço de tecido antigo e encardido, com nódoas escuras e um nó no meio, tinha pouco mais de sete anos. Minha irmã, Belonísia, que estava comigo, era mais nova um ano. Pouco antes daquele evento estávamos no terreiro da casa antiga, brincando com bonecas feitas de espigas de milho colhidas na semana anterior. Aproveitávamos as palhas que já amarelavam para vestir feito roupas nos sabugos. Falávamos que as bonecas eram nossas filhas, filhas de Bibiana e Belonísia.

Tags:
Leave a Comment