Inspirações

O ano em que a bola parou

Em razão do Covid-19 (Corona vírus) todos os campeonatos esportivos estão suspensos. Alguns, já foram adiados para 2021

Estamos passando por uma pandemia. O Corona vírus (Covid-19) já atingiu uma quantidade expressiva de países no mundo causando, infelizmente, muitas mortes (já ultrapassamos os 15 mil). De acordo com orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação é clara: fique em casa! A melhor forma de não espalhar o vírus é se abster de contatos físicos, encontros sociais e aglomerações.

Assim sendo, não havia outra forma consciente e humanitária de frear as transmissões no mundo esportivo. Suspensão dos campeonatos. No Brasil, a CBF sabiamente (porém, tardiamente) suspendeu as atividades nacionais por tempo indeterminado, mas não quis tomar decisões sobre os estaduais, cabendo a cada Federação decidir por seus atletas. O Campeonato Mineiro foi o primeiro a paralisar os jogos, no dia 15 de março. Daí por diante, os demais fizeram o mesmo, encerrando todos os campeonatos até a data de 20 de março, sendo o Campeonato Roraimense o último a compreender tal emergência.

Ainda na América do Sul, campeonatos continentais, como a Libertadores e a Sul-Americana, e as eliminatórias para a Copa de 2022 também tiveram que fechar os seus portões. A Conmebol, em princípio, suspendeu as atividades por tempo determinado, porém, nesta última semana, disse que os campeonatos retornariam no dia 5 de maio. Acho um pouco cedo para taxar uma data de recomeço, mas espero que possamos, mesmo, sair desta “loucura” o mais breve possível. Por outro lado, a Copa América, que aconteceria no meio deste ano, já foi adiada para o ano de 2021.


Já na Europa, as coisas começaram primeiro. Tanto a disseminação do vírus, quanto, obviamente, o encerramento das atividades esportivas. No início, as disputas estavam acontecendo com portões fechados. Tivemos, por exemplo, uma partida da Liga dos Campeões, entre PSG e Borussia Dortmund, onde a torcida parisiense (desrespeitando as recomendações) ficou do lado de fora do estádio acompanhando o jogo via celulares. A festa foi linda após a vitória por 2 a 0 e a classificação para as quartas de final. Os jogadores foram até os muros do estádio para agradecer os fanáticos que, apesar de terem ficado de fora, não pararam de gritar e apoiar a equipe. Mas, foi arriscado.

A partir de então, nada mais de portões fechados e, sim, de campeonatos suspensos. A UEFA relutou, mas não havia como deixar de cumprir. A Liga dos Campeões e a Liga Europa estão adiadas por tempo indeterminado. Ambas já estão na fase de oitavas de final. E, vale ressaltar, que alguns campeonatos pararam, principalmente, por pressão de alguns clubes. Como, por exemplo, na Espanha, onde a Liga só foi suspensa pois o Real Madrid entrou de quarentena. Lembremos que a Espanha só está atrás da Itália em números de infectados e mortes na Europa.

A Eurocopa já tem seu futuro definido: acontecerá em 2021. A competição europeia iniciaria no dia 12 de junho, com sua abertura, justamente, na Itália, o país mais afetado pelo vírus.

Fiquem em casa!

Essa é a recomendação da OMS. É a maneira mais eficaz de conseguirmos estagnar a proliferação do vírus e infecção das pessoas. Assim, alguns jogadores e clubes de futebol vêm fazendo campanhas na internet, em suas redes sociais, para conscientizar seus torcedores.

O zagueiro uruguaio Diego Godín, da Inter de Milão e Seleção Uruguaia, por exemplo, mostra em seu Instagram (@diegogodin) a rotina de treinamentos que vem fazendo, em casa, durante a quarentena. Alguns jogadores do Santos, como Jobson e Marinho, publicam em suas contas virtuais frases de motivação, apoio e sobre prevenção. Já no Fluminense, o clube disponibilizou para os atletas cartilhas para orientá-los durante a paralisação feita por especialistas que reúne dicas de exercícios, alimentação e, ainda, orientações psicológicas.


No Atlético-MG, o twitter oficial do clube lançou as tags #EmCasaAGenteViraOJogo e #GaloEmCasa. Todos os dias a rede social alvinegra coloca depoimentos de jogadores e jogadoras falando da importância de ficar em casa e como se prevenir da contaminação, além de jogos de perguntas e respostas para os torcedores. A TV Galo criou uma Live no Youtube com entrevistas e participação dos atleticanos de plantão.


Já na Itália, país que possui o maior número de infectados fora da China (mais de 59 mil e com quase 6 mil mortes), um canal de TV convidou alguns ex-jogadores e atuais para um campeonato online da FIFA. Ele se chamará “Quarentena League” e a regra única é: que cada um jogue da sua casa. A disputa será transmitida pelo programa La lene, do canal Italia 1 e, entre os participantes, já confirmados, estão Balotelli, Pirlo, Cannavaro e Moise Kan.


Na Espanha, Joaquín Sánchez (@joaquinarte), do Real Betis, está usando a quarentena para entreter os seus torcedores. Com piadas e vídeos engraçados, o atleta vem fazendo tanto sucesso nas redes sociais que o próprio clube resolveu reunir as “palhaçadas” de Joaquín e compactou em um vídeo de 2 minutos para passar em sua conta virtual. Percebendo o grande alcance, o jogador aproveita, também, para conscientizar os espectadores da importância de se ficar em casa e seguir, corretamente, as recomendações sanitárias.


E, você, o que está fazendo para suprir a sua abstinência de futebol?

Até mais, Olimpíadas!


Aos 45 do segundo tempo, na última terça-feira, 24 de março, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o governo do Japão decidiram, enfim, cancelar os jogos olímpicos deste ano. Eles bem que tentaram fazer com que a maior competição esportiva do mundo fosse realizada, porém, com a disseminação do Corona vírus, cada vez mais alarmante, é impensável seguir estes planos.


As Olimpíadas estava com cerimônia de abertura marcada para o dia 24 de julho e a Paraolimpíada começaria dia 25 de agosto. Uma nova data de início não foi anunciada, porém, tudo indica que os jogos acontecerão no próximo ano. Assim, as Olimpíadas 2020, agora, se declara Olimpíadas 2021.

Cissa Bernardes, Jornalista há 16 anos. Graduada e pós graduada pela UNIBH.
Trabalhei com jornalismo esportivo por 12 anos, incluindo TV, impresso, assessoria, rádio e internet.
Atualmente, trabalho com assessoria de imprensa e redes sociais voltadas para o segmento de arquitetura e decoração, mas sem largar a paixão pelo futebol e esportes em geral.
Divido o gosto pela escrita com o amor de ser mãe.

Walkiria Ank

View Comments

  • Estávamos preparados para essa pandemia ?
    Não, isto é um fato. Mas façamos como as federações esportivas estão lidando com este episódio, e fiquemos em casa.

  • concordo plenamente com o isolamento social, e vejo que os torneios de futebol e todas as agremiacoes de esporte tenham aderido a campnha #Ficaemcasa

Share
Published by
Walkiria Ank

Recent Posts

Tempo de partir

Jenna, que é uma menina muito diferente da maioria das adolescentes de sua idade, tem…

1 ano ago

Quando penso em você

Quando penso em você…Não sei bem explicar a enxurrada de emoções que enchem meu ser.Sinto…

1 ano ago

Eleanor Oliphant está muito bem

Eleanor é uma jovem prestes a completar 30 anos, trabalha em uma empresa de design…

1 ano ago

Debutante

Parabéns, menina,Pelos teus quinze anos!Sem dúvidas ou enganos:Atingiste a mocidade,A chamada flor da idade:Que tanto…

1 ano ago

Malala a menina que queria ir para a escola

Conheça a história da menina que não desistiu do seu sonho de estudar. Em uma…

1 ano ago

Judite no país do futuro

O romance acompanha a trajetória de Judite, que emigra da Palestina para o Brasil após…

1 ano ago

This website uses cookies.