fbpx

Cartas a um jovem terapeuta

Reflexões para psicoterapeutas, aspirantes e curiosos

Em suas cartas Contardo conta a sua história, compartilha suas experiências na psicanálise e na vida pessoal, aborda questões da terapia psicanalítica. A primeira carta conduz nosso pensamento ao tema de vocação profissional, por meio de questionamentos o autor nos leva a refletir sobre nós e as nossas condições pessoais para o ingresso na área de psicoterapia e/ou psicanálise.

SOBRE O AUTOR:
Contardo Luigi Calligaris nasceu em Milão e construiu uma carreira como psicanalista, escritor e dramaturgo. Inicialmente se formou em Epistemologia na mesma faculdade onde havia palestras de Jean Piaget. Inicialmente, era focado em Ciências Sociais enquanto se estabelecia na área de Letras.
Em 1975, se tornou membro da Escola Freudiana, conhecendo o trabalho de Lacan por meio de seus pacientes.
Já no Brasil, sua primeira vez aconteceu em 1986, após o lançamento do livro Hipótese sobre o fantasma. À medida em que dava palestras pelo país, entrou em contato com fiéis admiradores que o convidaram a visitas periódicas. Calligaris, entre idas e vindas, acabou se apaixonando e decidiu ficar aqui de vez.

CITAÇÃO:

“Você pode ter crenças e convicções. Aliás, é ótimo que as tenha, mas, se essas convicções acarretam aprovação ou desaprovação morais pré-concebidas das condutas humanas, sua chance de ser um bom psicoterapeuta é muito reduzida, para não dizer nula”

SOBRE A OBRA
Título: Cartas a um jovem terapeuta- “Reflexões para psicoterapeutas, aspirantes e curiosos”
Autor: Contardo Calligaris
Editora: Elsevier Editora
Páginas: 155
Ano de edição ou lançamento: 2004

Tags:
Leave a Comment