O livro é a autobiografia da modelo somali Waris Dirie, escrito em parceria com Cathleen Miller. Ele começa contando sobre o dia em que Waris fugiu de casa para escapar de um casamento forçado aos 13 anos, daí retorna à primeira infância da autora e continua em ordem cronológica.Waris conta sobre sua infância nômade, sobre sua circuncisão, sobre os abusos sexuais e físicos que sofreu, sobre sua escravidão na Inglaterra, sobre o receio em expor seu corpo aos fotógrafos e como eles a instigaram a fazê-lo mesmo quando ela não se sentia bem e a difícil decisão de revelar ao mundo que era vítima de mutilação genital.
SOBRE O AUTOR: Líder de uma campanha internacional contra a mutilação genital, fundou a Desert Flower Foundation (Fundação Flor do Deserto) (2002) em Viena, Áustria, e organizou diversas campanhas na União Européia para erradicar a prática entre os(as) imigrantes(as). Também fundou a Desert Dawn Foundation, que arrecada dinheiro para escolas e clínicas na Somália. Em 2010 foi nomeada pela União Africana como Embaixadora da Paz e Segurança no continente.
SEGREDINHO DO AUTOR: Waris Dirie de nômade a modelo e embaixadora da ONU.
ALERTA DO LIVRO:
Estima-se que três milhões de meninas são submetidas à mutilação genital a cada ano, principalmente em alguns países da África (como a Somália) e do Oriente Médio. Atualmente, cerca de 140 milhões de garotas e mulheres estão vivendo com as consequências da mutilação. Há vários tipos de MGF, incluindo a remoção total ou parcial do clitoris, a remoção dos pequenos lábios (e às vezes também dos grandes lábios) e a infibulação, que consiste em fechar a vagina deixando uma abertura bem pequena pra passagem de urina e menstruação.
SOBRE A OBRA
Título: Flor do deserto
Autor: Waris Dirie
Editora: Editora Hedra
Páginas: 245
Ano de edição ou lançamento: 2001
Leave a Comment