fbpx

Olhos d’água

Em Olhos d’água Conceição Evaristo aborda a população afro-brasileira acometida por diversos tipos de violência sejam sociais, sexuais ou existenciais. Em seu texto forte e sem meias palavras estão presentes mães e filhas, avós, amantes, homens e mulheres sem quaisquer idealizações, recriando com firmeza e talento as duras condições enfrentadas pela comunidade afro-brasileira.
A obra foi traduzida para o inglês e publicada nos Estados Unidos em 2007.
 
 
Sobre a autora:
Conceição Evaristo é mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Suas obras, em especial o romance Ponciá Vicêncio, de 2003, abordam temas como a discriminação racial de gênero e de classe.
Homenageada como Personalidade Literária do Ano pelo Prêmio Jabuti 2019 e vencedora do Prêmio Jabuti 2015.
 
Segredinhos da autora:
Uma autora ímpar na metalinguagem cunhou o termo “escrevivências” para nomear seu procedimento narrativo: misturando invenção e fato. “Escreviver” é contar, a partir de uma realidade particular, uma história que aponta para uma coletividade.

Livros publicados:
Ponciá Vicêncio (2003) – romance.
Becos da memória (2006) – romance.
Poemas de recordação e outros movimentos (2008) – poesia.
Insubmissas lágrimas de mulheres (2011) – contos.
Olhos d’água (2014) – contos.
Histórias de leves enganos e parecenças (2016) – contos e novela.
   
Citação favorita:  
“Vi só lágrimas e lágrimas. Entretanto, ela sorria feliz. Mas eram tantas lágrimas, que eu me perguntei se minha mãe tinha olhos ou rios caudalosos sobre a face. E só então compreendi. Minha mãe trazia, serenamente em si, águas correntezas. Por isso, prantos e prantos a enfeitar o seu rosto. A cor dos olhos de minha mãe era cor de olhos d’água. Águas de Mamãe Oxum! Rios calmos, mas profundos e enganosos para quem contempla a vida apenas pela superfície. Sim, águas de Mamãe Oxum”.
 
Sobre a obra: 
Título:  Olhos d’água
Autor:  Conceição Evaristo 
Editora:  Pallas
Páginas: 116 
Ano de edição ou lançamento:  2014
 

Tags:
Leave a Comment